Header Ads

SEJA BEM VINDOS AO NOSSO SITE! MARCOLÂNDIA EM ALERTA

TRADIÇÃO - DISTRITO DE LAGOA DO BARRO TERÁ FINAL DE SEMANA COM MUITO FORRÓ E ANIMAÇÃO


O Distrito de Lagoa do Barro vai comemorar a tradicional festa de São João com muito forró, quadrilhas e animação. Serão três noites de festas que vão animar a população de Lagoa do Barro e dos demais distritos que irão prestigiar a festa do padroeiro do distrito São João Batista.

Dos dias 8 a 10 de Junho a população vai dançar muito forró com as bandas Vailson Federal e Banda Caninana do Forró, na sexta-feira. No sábado o forró fica por conta de Zé Estrela, Amado Cido e Banda Líbanos. Para encerrar a programação musical no domingo se apresentam Garotos do Arrocha e Forró Bota Pra Moer e João Bandeira Junior.

Além das apresentações musicais no sábado haverá apresentação de quadrilhas juninas que vão abrilhantar ainda mais o São João de Lagoa do Barro. As apresentações de Lagoa do Barro faz parte do calendário oficial do São João dos Bairros.

O evento tradicional do distrito acontece desde o ano 2000 e este ano tem organização da Prefeitura Municipal de Araripina, prefeito Alexandre Arraes e da Secretaria de Turismo, Cultura e Lazer e apoio do vereador Francisco Edivaldo.

Da ASCOM/PMA - Jorge Possetti/Blog do Fredson/Portal Araripina

PERNAMBUCO - DIA MUNDIAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL É MARCADO COM AÇÕES NO INTERIOR E COMEÇA POR ARARIPINA


Para marcar o dia mundial de combate ao trabalho infantil, 12 de junho, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco realiza atividades em Araripina, Ouricuri e Passira. Nas três cidades, localidades no interior do estado, haverá audiência pública para que o tema seja abordado. Todos os eventos são abertos ao público.

A programação começa no próprio dia 12, às 13h, em Araripina. Lá, os trabalhos serão coordenados pela procuradora do Trabalho Carolina Mesquita. Além de palestras e debates sobre trabalho infantil, será disponibilizado gratuitamente à comunidade, graças à parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e com o Serviços Social do Comércio (Sesc), diversos serviços, como aferição de pressão, atendimento de higiene bucal, bem como atividades lúdicas para crianças, como cinema, pintura e leitura. Tudo acontece na sede do Centro Tecnológico do Araripe.

No dia seguinte (13), às 8h, é a vez de Passira parar para discutir as formas de enfrentamento do trabalho infantil na cidade. Quem coordena a atividade é a procuradora do Trabalho Jailda Pinto. O evento será na Câmara de Vereadores. Na mesma data, sendo às 18h, será realizada a audiência pública em Ouricuri, no auditório da 9ª Gerência Regional de Saúde, sob os cuidados do procurador do Trabalho Ulisses Dias de Carvalho.

Fechando o ciclo de eventos, ocorre audiência em Caruaru, no dia 19, às 8h, no auditório da justiça Estadual.

12 de junho - É o Dia Internacional contra o Trabalho Infantil. A data, instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, marca a luta e a mobilização mundial para o combate do trabalho infantil. Normalmente, em todo o mundo, são feitas campanhas, para que se somem esforços públicos, privados e da sociedade, no desejo de se construir outro caminho para o futuro das nossas crianças e adolescentes.

Números - Dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada em 2010 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apontavam 1.068.568 crianças de 5 a 13 anos “empregadas” no país. Delas, 396.338 estão no Nordeste. Em Pernambuco, das 835.520 crianças, 56.878 encontram-se em situação vulnerável, o que em termos percentuais equivale a 6,81% do total.

Legislação - Até os 13 anos de idade, segundo a Constituição Federal, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o trabalho é totalmente proibido no País. Já entre 14 e 15 anos, é permitido apenas na condição de aprendiz. Dos 16 aos 17 anos, é permitido, desde que não seja em atividade insalubre, perigosa, penosa ou em horário noturno (a partir das 22h).

Da ASCOM/MPT-PE/Blog do Fredson/Portal Araripina

ARARIPINA - REFORMA DA AVENIDA PERIMETRAL DEVE COMEÇAR EM BREVE


A reforma da Avenida Perimetral de Araripina está mais próxima de iniciar. A empresa que irá fazer a reforma da avenida será a Top Engenharia que já executou obras importantes nos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí. O processo licitatório foi finalizado e as obras devem começar em breve.

O projeto contempla o reparo da Avenida com pavimento asfáltico dos 8,5 km tanto da Perimetral quanto do acesso ao Aeroporto municipal. Além da reforma o projeto também irá iluminar toda a extensão da Perimetral.

A obra orçada em R$ 11.259.000,00 foi autorizada pelo Departamento de Estadas e Rodagens de Pernambuco e tem prazo de execução de 365 dias.

A Top Engenharia deverá em breve chegar à Araripina para iniciar as avaliações e construir o calendário de execução da obra que empregará mão de obra local gerando emprego e renda para os Araripinenses.

De acordo com o Prefeito de Araripina está é uma obra desejada há muito tempo pela população de Araripina e que agora será realidade. “Não medimos esforços para destravar o início da reforma da Perimetral que é uma importante via pública para nossa cidade. Com o crescimento populacional de Araripina a Perimetral será uma avenida fundamental para o trânsito da nossa cidade”, destacou Alexandre Arraes.

A Top Engenharia é uma empresa situada na Bahia que já trabalhou com o Governo do Estado de Pernambuco executando a PE-635 em Santa Filomena. Essa rodovia de Santa Filomena foi executada em tempo recorde e com excelente qualidade, sendo inclusive acrescido ao projeto, ao longo do traçado planejado, vários aterros e barragens que hoje representam a salvação no que tange as únicas reservas de água da região.

Da ASCOM/PMA - Jorge POssetti/Blog do Fredson/Portal Araripina

Foto - Fredson Paiva
Postar um comentário

Postagem em destaque

Músico é morto a facadas ao tentar apartar briga de casal

© Divulgação  Sanfoneiro Felipe Divino Mendonça de Melo tinha apenas 20 anos O sanfoneiro Felipe Divino Mendonça de Melo, de 20 anos...

Postagens populares

Tecnologia do Blogger.