Header Ads

SEJA BEM VINDOS AO NOSSO SITE! MARCOLÂNDIA EM ALERTA
Cai o número de animais apreendidos pelo Ibama no Piauí

A superintendência piauiense do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu, nos primeiros sete meses de 2011, mais de mil aves, animais e répteis. As apreensões, a maioria delas em blitzen realizadas pela fiscalização do órgão, representam cerca de 200 animais a menos em relação ao mesmo período do ano passado.
Em 2010, os meses de março e junho registraram o maior número de apreensões, num total de 657. Já em 2011, até o momento os meses de janeiro e junho, com 531 apreensões, são os de maior número. Este ano, o Ibama também apreendeu 189 animais e aves abatidas, contra pouco mais de mil em todo o ano de 2010.
Para o chefe da Divisão Técnica do Ibama no Piauí, Gilvan Vilarinho da Silva, a redução no número de apreensões pode ser reflexo do aumento no nível educacional das pessoas em relação à preservação da fauna, mas admite que de repente a fiscalização pode conseguir apreender grandes contrabandos de aves e animais. “Temos parceria com a Polícia Rodoviária Federal e com a Polícia Militar do Piauí, que muito tem ajudado no combate ao tráfico”.
As penalidades para quem é flagrado com animais silvestres também têm contribuído para a redução da atividade. Além das penas administrativas, que incluem multa, a pessoa também responde pelo crime na justiça. Se o flagrante ocorrer em área de conservação, o crime passa a ser tratado pela justiça federal. A multa por cada animal é de R$ 500, mas pode chegar a R$ 5 mil se o animal estiver em risco de extinção.
“Se a pessoa não pagar a multa, seu nome será incluído no Serasa e enviado para a Advocacia Geral da União, que fará a cobrança e poderá até pedir o arresto de bens para quitar a dívida”, adianta Gilvan Vilarinho.
Segundo o chefe da Divisão Técnica do Ibama, as principais áreas de caça no Piauí são as regiões dos Cerrados e da Caatinga. Dos animais, o tatu é o mais perseguido. Entre as aves que são capturadas em maior número, estão canário, galo de campina, curió e papagaios.
Vilarinho esclarece ainda que o Ibama aceita entrega voluntária de animais, aves e répteis. Neste caso, não há penalidade para quem faz a entrega. Os interessados também podem ligar para a sede do órgão (86 3301 2426), que os funcionários se encarregam do transporte. Este ano, vários animais, inclusive macacos, já foram entregues por criadores.
 jornalista292.com.br
PM prepara aquisição de novo modelo de transporte para patrulhamento

Proporcionar uma maior sensação de tranquilidade para os praticantes de atividades físicas nas principais avenidas da capital. É com esse objetivo que a Polícia Militar do Piauí prepara para os próximos meses a aquisição do equipamento de transporte Segway PT, um meio de transporte de duas rodas que funciona a partir do equilíbrio do indivíduo que o utiliza.
Ideal para aéreas com grande circulação de pedestres, o novo equipamento multiplica em até cinco vezes a capacidade de deslocamento do policial, tudo isso de maneira sustentável, já que o Segway utiliza a bateria como fonte de alimentação. “A vantagem desse aparelho é a redução da sensação de intranquilidade dos praticantes de atividades físicas, especialmente caminhada, nas principais avenidas da capital.
Através do Segway o policial poderá deslocar-se entre as pessoas na própria pista de caminhada, gerando uma maior aproximação junto aos transeuntes”, explicou o comandante geral da PM, coronel Rubens Pereira.
O projeto piloto, que se encontra em fase final de elaboração, prevê a aquisição de quatro equipamentos e implantação inicial nas avenidas Raul Lopes, na zona Leste, e Joaquim Nelson, na zona Sudeste.
O coronel Rubens Pereira afirmou ainda que o novo equipamento não substituirá a presença de viaturas e motocicletas da PM nesses locais de caminhada. “O Segway vem agregar-se às modalidades de vigilância já existentes nos principais pontos de prática de caminhada de Teresina, pois representa uma modalidade diferenciada e mais adequada a essa situação”, explica.
Revelado em dezembro de 2001, nos Estados Unidos, o equipamento utiliza tecnologia inteligente com base em uma rede de sensores, mecanismos e sistemas de controle que permite ao Segway o auto equilíbrio e a deslocação em duas rodas. Para que avance, o indivíduo só precisa se inclinar para a frente e para que recue é necessária a inclinação para trás. Para virar, basta oscilar o braço central para o lado pretendido. Duas baterias Li-ion lhe permitem uma autonomia de cerca de 35 quilômetros e uma velocidade máxima de 20 km/h. No Brasil, o aparelho já é utilizado nos estados de Belo Horizonte, Ceará e São Paulo.
jornalista292.com.br
Postar um comentário

Postagem em destaque

Motorista da Mauricéa é morto a tiros em tentativa de assalto entre Floresta e Ibimirim

Por volta das 18h desta quarta-feira (8),na PE 316,entre os municípios de Floresta e Ibimirim, no Sertão de Pernambuco,um motorista de...

Postagens populares

Tecnologia do Blogger.