Header Ads

SEJA BEM VINDOS AO NOSSO SITE! MARCOLÂNDIA EM ALERTA

Somente em 20 anos Teresina terá esgoto em 90% dos domicílios urbanos

Prefeitura apresentará o Plano de Abastecimento de Água nesta quarta-feira
atualizado em 09/08/2011 18:15
mudar tamanho da letra A + | A -
publicidade
A falta de uma rede de esgotos ainda é uma realidade na cidade de Teresina. Para tentar recuperar o tempo perdido, a Prefeitura da capital elaborou o Plano Municipal de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (PMAE). O documento baseado em metas revela o tamanho do hiato existente neste tipo de política pública básica: Teresina levará 20 anos para que a rede de esgotos chegue a 90% dos domicílios da cidade somente na área urbana.
De acordo com o Plano, a cobertura de esgoto do meio urbano deverá partir dos 60% em 2012 atingindo a meta de 90% em 2031. Na área rural, a implantação de fossas sépticas deverá ser de 74% no próximo ano para a universalização em 2031. As metas contidas no documento da administração municipal serão apresentadas às 10 horas desta quarta-feira (10) em audiência pública na Câmara  Municipal de Teresina.
O PMAE atende as exigências da Lei Federal n° 11.445/2007, a Lei do Saneamento, que disciplina todos os programas de saneamento básico que se referem à água, esgoto, drenagem urbana e tratamento de resíduos sólidos. "O Plano é um importante instrumento para nortear a Prefeitura de Teresina com alternativas que possibilitem a universalização dos serviços de água e esgoto em toda cidade", ressalta o secretário municipal de Planejamento e Coordenação, João Alberto Cardoso.
O PMAE é um dos itens que irão compor futuramente o Plano de Saneamento Integrado do Município. João Alberto explica que o Plano de Saneamento será composto pelos planos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, Plano de Drenagem Urbana e o de Resíduos Sólidos. Inicialmente, o PMAE aponta o diagnóstico da atual situação de abastecimento de água e esgotamento sanitário da capital e seus impactos nas condições de vida dos teresinenses.
Também aponta programas, projetos e ações necessárias para atingir a universalização dos serviços na cidade, indicando possíveis fontes de financiamento. "O principal objetivo é garantir o acesso aos serviços com universalidade, qualidade, integralidade, segurança, sustentabilidade (ambiental, social e econômica), regularidade e continuidade a toda população de Teresina", informa o secretário.
Postar um comentário

Postagem em destaque

Localização de cadáver – Homem é encontrado morto com sinais de violência em Araripina - PE

Localização de cadáver – Homem é encontrado morto com sinais de violência em Araripina - PE A vítima foi encontrada morta na estrada do...

Postagens populares

Tecnologia do Blogger.